ABAYOMY
ORQUESTRA
Rio de Janeiro
ESTILO: Afrobeat, Highlife
TRIPULAÇÃO: 12 integrantes
DISPONIBILIDADE: Ao longo de todo 2024
TERRITÓRIO: Mundo
A Primeira Orquestra de Afrobeat Brasileira
A resiliência segue sendo a filosofia da big banda Abayomy, sem se render a pressão do mercado, respeitando sua caminhada espiritual, de cara nova a banda que completa 12 anos anos de carreira e atinge seu clímax com o profundo desejo de expor o que vem por aí. Nascido no Rio de Janeiro, Abayomy tem sido uma das bandas instrumentais afro-brasileiras de maior destaque no Brasil. Com forte veia instrumental baseada no Afrobeat sobre a influência dos ritmos regionais como ijexá, coco, afoxé, maracatu e jazz, sua composição revela um extenso trabalho de pesquisa sobre diversos ritmos, língua iorubá e candomblé.
O resultado produz um som único com mensagens poderosas de libertação, consciência social e falta de representação política. Eles gravaram dois álbuns, "Abayomy" em 2012 e “Abra sua Cabeça” em 2016 que inclui o primeiro intercâmbio musical entre a banda e o nigeriano Tony Allen na bateria. Desde o fim de 2019, a Abayomy se debruça sobre a criação do terceiro álbum, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.
A banda expande as experimentações dentro da música africana Highlife, Afro-soul sem deixar sua raiz “Afrobeat” de lado, o novo repertório aprofunda a crítica social sem perder a verve dançante e divertida, que são características importantes do som da banda.
“Temos que nos divertir e entreter. Acho que de alguma forma nos dedicar a isso vai ser a melhor resposta contra aqueles que nos entristecem. Estamos buscando explorar melhor a poesia dentro da mensagem e musicalmente queremos dar um passo adiante sempre. Já temos alguns esboços do álbum com músicas e temas já bem encaminhados e esperamos em breve ser possível mostrar algumas delas para o público”, comenta o vocalista e guitarrista Gustavo Benjão. O trabalho de pesquisa da banda segue firme, e entre as sonoridades eles se voltam para a pesquisa musical de Orlando Julius, que é considerado um dos primeiros músicos a fundir o R&B dos Estados Unidos com a música highlife tradicional, criando seu próprio som Afrobeat nos anos 1960, antes do surgimento do gênero afrobeat. O ritmo une o som de seu continente ao pop, soul e R&B, e é considerado uma influência fundamental para o funk norte-americano.
Abrindo os caminhos desse novo trabalho, a banda lançou o single 'Adará' em 2021, acompanhado de um clipe que você pode conferir abaixo, contando com a parceria do próprio Orlando Julius, que veio a se tornar uma homenagem eternizada em razão do falecimento do músico último ano.
Por isso, para além dos novos ares e ritmos que a banda explora, o novo álbum é uma ode ao ritmo africano e toda sua contribuição para a cultura afro diaspórica.