#amplificaindica: O Barato de Iacanga
“O Barato de Iacanga” e a sua importância para os festivais brasileiros e a expressão da música nacional!
O documentário, lançado no ano de 2019, conta a história de como veio a acontecer o Festival de Águas Claras, iniciado em 1975 na cidade de Iacanga, localizada no interior de São Paulo.
A invasão hippie, que encontrou ecos no Woodstock, abalou toda e qualquer forma de evento permitido em terras brasileiras, onde um ato de liberdade traria para o horizonte o nascer de um mundo novo.
Além da grande importância em quebrar com o que a censura da ditadura impunha, o festival se mostrou singular ao reunir nomes da música popular nacional e proporcionar assim encontros únicos de grandes artistas em suas quatro edições, ocorrendo em 1975, 1981, 1983 e 1984.
Nomes como Gilberto Gil, Raul Seixas, Novos Baianos, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga, Jards Macalé, e Erasmo Carlos, entre muitos outros, se apresentaram no palco do festival, muitos sem ao menos se importar com o cachê, comprovando que a real intenção estava em um evento que com a força do coletivo tornaria possível o pensar diferente dos padrões impostos.
O documentário, dirigido por Thiago Mattar é uma viagem por um momento em que a postura de contracultura se fazia necessária como meio de resistência frente ao conservadorismo inflamado da ditadura militar, recebendo até mesmo a alcunha de o “Woodstock Brasileiro”
Pegue sua pipoca e experiencie este documentário que tanto moldou os festivais nacionais de música! Abaixo você confere o trailer desse trabalho!
Comentarios