O MANDAMENTO DE PROFUNDA ENERGIA DE CYMANDE
O primeiro álbum autointitulado da banda Cymande, de 1972, apresentou para o mundo uma banda que traz em seu núcleo uma mescla de conceitos sonoros, religiosos, sociais e filosóficos em meio a um cenário multicultural, sendo a válvula de escape que significou uma unidade para os negros que habitavam Londres.
A banda foi formada por músicos originários da Guiana e Jamaica que viviam na capital inglesa, que desenvolveram um profundo e sutil estilo de funk, influenciados por ritmos oriundos de povos afro diaspóricos e afro-caribenhos, como o soul e o reggae, a partir de um cenário que era palco de uma efervescência musical na década de ‘70.
Em meio a suas diversas sonoridades, o disco contém uma mensagem social como a liberação dos direitos das mulheres, a paz e os direitos dos negros, e para seu manifesto, o grupo cultua a energia rastafari como sua frente de proteção.
O nome do disco, assim como da banda, vem do linguajar do gênero afro-caribenho calipso e se refere à relação de "paz e amor", motivo este para a banda trazer em suas capas a presença de uma pomba branca como simbologia para o termo.
Curiosamente o disco teve importante papel quando do nascimento do Hip Hop na década seguinte de seu lançamento nos EUA, quando diversas faixas passaram a ser utilizadas pelos primeiros DJ’s que iniciavam o movimento.
Para além de ser uma fonte de experimentalismo, a Cymande significou um coletivo para negros que se encontravam longe de suas origens, possibilitando nascer assim uma unidade que restabeleceria as linhas da música negra para o mundo partindo de um experimentalismo dentro do funk.
O eco de Cymande ainda é presente como mensagem de paz até os dias de hoje, conheça esta obra!
Comentarii